Sobre Cupins

Controlar cupins é, certamente, um dos mais difíceis desafios técnicos enfrentados pelos profissionais de controle de pragas do mundo inteiro. Os problemas com cupins vêm aumentando e causando prejuízos cada vez maiores a sociedade. O impacto ambiental provocado pelo processo de urbanização e a capacidade de adaptação das espécies de cupins ao meio ambiente tropical tem contribuindo para este aumento no país.
Os cupins (também conhecidos como térmites) são insetos que se distribuem em mais de 2.700 espécies descritas pelo mundo,na America latina registram-se cerca de 200 espécies.

As 3 espécies mais atuantes no Brasil.

 

brevis1brevis2brevis3


Cryptotermes Brevis: Ou popularmente conhecido como o cupim de madeira seca ; tem seu ataque restrito às peças que consome como alimento e nas quais também realiza seu ciclo biológico: mobiliário, madeiramento estrutural (forros, telhados, etc.), madeiramento acessório (janelas, portas, etc.), peças de acervo histórico e bibliotecas

 

gestroiNionho Gestroigestroi1

 

Coptotermes Gestroi: Ou cupim subterrâneo, é reconhecida como a espécie de cupim que causa maiores prejuízos em áreas urbanas da regiões sul e sudeste do Brasil. Embora se alimentem apenas de madeira e produtos de celulose, atacam tijolos, artefatos de plástico, tecidos, couro, gesso, instalações, cabos e conduítes de rede elétricas e redes telefônicas.

 

DSC06063DSC06061areia

Nasutitermes Sp: Biologia: A  rainha é o maior indivíduo da colônia e, em conjunto com o rei, são os únicos indivíduos férteis e responsáveis pela reprodução. Os operários são responsáveis pela construção e manutenção da colônia (limpeza e coleta de alimentos) e os soldados, com suas fortes mandíbulas e/ou substâncias químicas, servem para a defesa.  As espécies do gênero Nasutitermes atacam madeira e plantas vivas, sendo consideradas pragas de grande importância econômica. Constroem seus ninhos sobre troncos e galhos de árvores e os ninhos são compostos de madeira mastigada e ocasionalmente de outros materiais como areia cimentada junto com fluídos salivares e das fezes. Geralmente, os cupins constroem uma rede de trilhas ou galerias dos ninhos a outras regiões da árvore, descendo o tronco (às vezes por dentro do tronco), ou ao longo dos galhos para conectar o ninho com outros recursos alimentares na área.

 

Etimologia: "Isoptera" (cupins e aleluias) "Iso" igual "ptera" asa. Está relacionado aos cupins alados, pelo fato das asas anteriores e posteriores possuírem tamanhos quase iguais.

Glossário: morfofisiologicamente com relação à forma física e a funções orgânicas, como o crescimento e a respiração.
castas: camada social onde os indivíduos são separados por tarefas específicas de cada casta.
estéril: que não se reproduz.
fértil: capaz de se reproduzir.
neotropical: próprio da América tropical.
forrageando: procurando, remexendo.

O siriri (também chamado de sarara ou "aleluias") é uma casta de cupins , mas na forma alada (com asas). Basicamente, os cupins se dividem em três castas na organização da colônia: os obreiros ou operarios , os soldados e os reprodutores. O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Sendo siriris de cupins de madeira seca tentarão se instalar diretamente no interior da madeira. Se forem siriris de cupins de solo, procurarão o solo ou outro local escuro de abrigo e que contenha madeira e uma fonte de umidade.

 

 

REVOADAS

 

Normalmente, eles são vistos em revoadas em determinadas épocas do ano (entre o fim da primavera e o iniscio do verão), principalmente épocas quentes e úmidas, normalmente no período da tarde, próximo ao anoitecer. Vários insetos se valem deste comportamento para buscarem a reprodução da colônia original; eles voam, se desfazem de suas asas e então juntam-se em casais para o acasalamento.

 

ACASALAMENTO

 

Após a revoada, quando pousam no solo para procurar um abrigo e formar novo ninho, os reprodutores alados forçam as asas contra a superfície e a quebram, pois já desempenharam o seu papel no vôo. Se o casal não tiver se encontrado durante o vôo, a fêmea, já no solo, libera um feromônio sexual que irá atrair o macho. Após se encontrarem, partem para procurar um local seguro para o acasalamento. Após a identificação do abrigo (madeira seca ou solo, dependendo da espécie ser um cupim de madeira seca ou cupim subterrâneo) macho e fêmea se acasalam e iniciam a nova colônia dando início à postura de ovos. A partir daí são chamados de rei e rainha, ou casal real, da nova colônia.

Infos

EMATOX Controle de Pragas - Rua Allan Kardec, 129 -- Campos - RJ

Campos - RJ / Porto Seguro - BA / Itacaré - BA

TEL: 22-30564677 / 22-992661236 / 22-997706077

whatsapp222-997706077

E-Mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.