Baratas

 

baratasInseto de coloração, marrom ou preto, que se alimenta de matéria vegetal em decomposição. As baratas estão na ordem das Dictyoptera, que inclui cerca de 4.000 espécies.

As adultas têm a forma achatada e as asas da frente (caso existam) são grossas e escorregadias. Produzem os ovos numa casca dura chamada ooteca, que a fêmea geralmente carrega com ela até que as ninfas estejam prontas para serem chocadaas. As baratas originam-se principalmente nos trópicos, mas há algumas poucas espécies em climas temperados.

As mais conhecidas são as baratas, Blattella germanica (paulistinha, francesinha ou barata de cozinha) e Periplaneta americana (barata cascuda, barata de esgoto ou barata voadora), que com a falta de controle, podem se transformar em verdadeiras pragas domésticas e transmitir uma série de doenças como: Hanseníase, Cólera, Amebíase, Diarréias, infecções, etc.

Transmissão

Por serem animais de hábitos "imundos" as baratas circulam por lugares como: esgotos, lixos domiciliares e hospitalares, entre outros, aderindo ao seu corpo e trato digestivo bactérias, vírus e outros microrganismos responsáveis por uma série de enfermidades. Assim como esses microrganismos ficam aderidos em seu corpo, também são deixados em todos os locais por onde passam, como: alimentos, utensílios de modo geral, facilitando assim a contaminação do homem. A transmissão é feita através das mãos ou objetos contaminados.

Doenças

Conjuntivite virótica
Inflamação da conjuntiva, que é um tecido que reveste as pálpebras por dentro e a parte branca dos olhos por vírus, muitas vezes "transportados" no corpo das baratas. Se afetarem a parte central da córnea e não for efetuado tratamento adequado, o paciente pode Ter a visão seriamente comprometida levando a cegueira.

Cólera
Cólera é uma infecção aguda, transmissível, causada por uma bactéria chamada vibrião colérico, encontrada nas fezes. A Cólera provoca diarréia forte, líquida e que começa de repente. A pessoa fica desidratada. Geralmente não há febre, mas pode ocorrer vômitos e câimbras musculares.

Amebíase
Amebíase é a infecção provocada em seres humanos por um parasito histolítico ou destruidor de tecidos, conhecido cientificamente como Entamoeba histolytica. Esta ameba vive e se reproduz habitualmente no intestino grosso, e nem sempre provoca doença. Na maioria dos casos, entre o parasito e o seu hospedeiro ou portador reina uma coexistência pacífica. Ocasionalmente, contudo, a ameba penetra mais profundamente no corpo, destruindo tecidos e causando amebíase. Conhecem-se apenas alguns dos fatores que, de inofensivo parasito, transformam a ameba em agressivo agente patogênico. É importante saber que nem todos os infectados por E. histolytica sofrem de amebíase, embora possam ajudar a espalhar a infecção entre outras pessoa

Infos

EMATOX Controle de Pragas - Rua Allan Kardec, 129 -- Campos - RJ

Campos - RJ / Porto Seguro - BA / Itacaré - BA

TEL: 22-30564677 / 22-992661236 / 22-997706077

whatsapp222-997706077

E-Mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.