Mosquitos
Os mosquitos são encontrados da região dos trópicos até o ártico. São o único meio conhecido de transmissão de agentes que causam a malária, febre amarela, certos tipos de encefalite, dengue, leishmaniose e filariose.
Pulgas
Apodas, ou seja, com ausência de asas e pertencente à ordem Siphonaptera, a pulga é um inseto, na fase adulta, hematófago, (alimenta-se de sangue), alimentando-se do sangue de mamíferos e pássaros
Ratos
Membro de uma grande ordem de mamíferos, Rodentia, com cerca de 1.700 espécies. Poucos são maiores do que o esquilo, embora o maior de todos, a capivara sul-americana, seja do tamanho de uma ovelha.
Moscas
Esses insetos habitam todo mundo, com exceção dos pólos. Vários estudos demonstraram que a mosca doméstica, e de outras espécies por possuírem hábitos imundos, pode levar os bacilos da febre tifóide (Salmonella typhosa) nas pernas, corpo, tromba ou expulsá-la pela regurgitação ou nas fezes.
Formigas
As formigas são encontradas em quase todos os hábitats terrestres. Há cerca de 14.000 espécies. O tamanho desses insetos pode variar 1mm e 4cm.
Cupins
Os cupins, também chamados de térmites, formigas brancas, siriris ou aleluias, são insetos sociais pertencentes a ordem Isóptera. Sua função natural está relacionada com a reciclagem de material orgânico composto de celulose e lignocelulose sob diferentes formas (madeira viva ou morta, raízes, manufaturados, etc.).
Baratas
Inseto de coloração, marrom ou preto, que se alimenta de matéria vegetal em decomposição. As baratas estão na ordem das Dictyoptera, que inclui cerca de 4.000 espécies.
Aranha e Escorpiões
Os aracnídeos podem ser considerados membros de uma das classes mais numerosas dos artrópodes, menor apenas que a dos insetos. Possui pelo menos 60 mil espécies, incluindo escorpiões, aranhas, ácaros e carrapatos, que variam em tamanho, desde uma fração de centímetro em alguns ácaros até 18cm no escorpião africano.